"Depois de ter jogado tênis por aproximadamente um ano, a maioria das pessoas entra num padrão particular de jogo, do qual raramente sai. Alguns adotam um estilo defensivo: não poupam esforços para rebater todas as bolas, jogando no fundo da quadra do adversário e raras vezes batem forte na bola. O jogador defensivo espera seu adversário cometer um erro e o desgasta gradualmente com infinita paciência. Alguns jogadores espanhóis são o protótipo desse estilo.
O oposto é o padrão ofensivo, adotado por alguns excelentes jogadores. Na sua forma extrema, joga-se para ganhar todos os pontos. Cada saque é planejado para ser um ace, cada rebatida de saque é uma batida forte e os voleios e esmashes são destinados a cair a poucos centímetros da linha.
Um terceiro padrão comum é o que se poderia chamar de "estilo formal". Os jogadores dessa categoria não se preocupam tanto com a direção da bola, desde que pareçam bons ao jogá-la. Eles preferem uma atuação impecável do que ganhar o jogo. Em contraste, existe o estilo competitivo do jogador que faz qualquer coisa para ganhar. Ele corre muito e bate forte ou mais de leve,
dependendo do que parece atrapalhar mais o seu adversário e usa golpes inesperados com muita frequência para surpreender seu oponente.
Um último estilo que merece ser mencionado é o do budista desinteressado. Ele joga com perfeita serenidade, consciente de tudo mas ligado a nada, isto é, apesar de esforçar-se muito parece despreocupado com o resultado das suas ações. Sempre alerta, ele não mostra tensão nem mesmo na disputa do ponto de desempate.
Tendo apresentado estes padrões básicos a um grupo de jogadores, frequentemente sugiro que adotem, como experiência, o estilo que se pareça menos com o que adotaram previamente. Também sugiro que desempenhem o papel de um bom jogador, independente do estilo escolhido, procurando bater na bola imitando-o, sem se preocupar onde ela vai cair. Além de ser bastante divertido, este jogo-representação pode melhorar bastante o desempenho de um jogador. O jogador defensivo constata que consegue bater "winners" e o agressivo percebe que também pode jogar com estilo.
Eu descobri que quando jogadores rompem com seus padrões usuais eles conseguem ampliar bastante os limites de seu próprio estilo e explorar os aspectos positivos de suas personalidades que eram desprezados".
Comentário de G. Talese sobre o livro:
"O Jogo Interior de Tênis é um livro esplêndido. Ele ajudou enormemente o meu jogo mas, infelizmente, tenho certeza de que ajudará também o dos meus adversários". : ))